Após nascimento de bebê na Expoacre 2025, pai relembra susto e alívio: 'Só temos a agradecer'
03/08/2025
(Foto: Reprodução) Mãe e bebê seguem na Maternidade Bárbara Heliodora
Arquivo pessoal
O casal Diovanna Dias Costa e Weverton Bezerra da Silva, de Rio Branco, ainda está refletindo sobre as emoções que passaram. Isto porque a mulher de 28 anos deu à luz um menino durante a sexta noite da Expoacre 2025, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, na última quinta-feira (31). A criança e a mãe estão em estado de saúde estável.
Weverton contou ao g1 que a família foi à feira agropecuária para assistir o rodeio. Ele também lembrou que a mulher insistiu para ir, e que levaram os dois filhos que já tinham. O menino Eriel, que acabou nascendo no fim daquela noite, estava previsto para nascer apenas daqui cerca de três semanas.
📲 Baixe o app do g1 para ver notícias do AC em tempo real e de graça
O pai relembrou os momentos de fortes emoções que a família passou. Quando estavam assistindo à semifinal do rodeio, Diovanna foi ao banheiro e ele ficou com as outras duas crianças. Pouco tempo depois, a mulher ligou para ele, pediu que olhasse para trás, e ele a viu chamando para irem embora.
A mulher estava com dores e pediu que fossem para casa. Eles ainda buscaram ajuda no posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no parque, mas a equipe estava atendendo um dos peões que se feriu durante uma prova.
LEIA MAIS:
Em menos de um mês, médico faz segundo parto com bebê empelicado no Acre: 'Surpresa imensa'
Após 5 dias internada, grávida e bebê morrem por complicações no parto e família denuncia negligência no AC; unidade nega
Indígena dá à luz em área alagada por rio durante resgate dos bombeiros no Acre
Peão de Rondônia vence Rodeio da Expoacre 2025 e ganha vaga para Barretos
Mulher de 28 anos dá à luz durante a Expoacre 2025 em Rio Branco
Reprodução/Instagram
Eles foram orientados a buscar uma outra viatura que estava do lado de fora. "Quando eu cheguei no portão com ela, pedi para que ela me esperasse junto dos policiais que estavam lá, e corri para ir pegar o carro. Só que nesse intervalo, entre eu ir buscar o carro e voltar, o bebê nasceu", explicou.
Segundo o Samu, o chamado ao posto medico que estava na Expoacre foi feito por volta das 23h36. Os profissionais fizeram o atendimento inicial, cortaram o cordão umbilical e a encaminharam para a Maternidade Bárbara Heliodora.
Final do rodeio agita multidão na arena do parque de exposições
Preocupação e gratidão
Nesse momento, o pai diz ter sentido muita preocupação, mas ressaltou que a esposa recebeu ajuda de todos que presenciaram a cena. Ele lembra, particularmente, de Naymara Lima, a mulher que ajudou no parto antes da chegada do Samu. O marido dela também auxiliou, cedendo uma camisa para que o bebê fosse colocado em cima até a chegada dos médicos.
Na manhã desta sexta-feira (1), o governador Gladson Camelí também visitou a mulher e o bebê para levar presentes.
"A mulher foi super gente boa, segurou o bebê até a hora que o pessoal do Samu chegou para continuar o atendimento, e o esposo dela tirou a camisa para ajudar na questão de forrar o chão. [...] Só Deus, porque naquele momento ali a gente fica muito mais do que desesperado, pensando em alguma coisa [que possa acontecer]", disse o pai emocionado.
Initial plugin text
Apesar das emoções, a família está aliviada pois o bebê nasceu com saúde e mãe está bem. Os pais chegaram até a considerar acrescentar um nome ao que será dado ao bebê: Wildy, nome do ex-deputado federal e pai dos ex-governadores Jorge e Tião Viana, que passou a ser utilizado em 2017.
Enquanto o nome não é registrado, o pai comemora que o filho e a esposa estejam bem após o parto marcante na feira agropecuária.
"Só temos a agradecer, porque Deus faz as coisas certas. Às vezes a gente não está com muita condição, mas Deus diz assim: 'Eu vou fazer tudo acontecer'. E faz mesmo", finalizou.
Susto
Ao g1, Naymara, que esteve diretamente envolvida no ato de ajuda, contou que tinha ido ao parque com o filho para comemorar o aniversário dela. Quando estavam indo para casa, no término do rodeio, viu a mulher pedindo ajuda.
"Eu parei e coloquei ela deitada [com ajuda de] outra mulher. Então já fiquei na frente dela, logo após ela baixou a roupa. Quando eu vi a cabeça do bebê coroando, pedi para ela fazer força e peguei o neném que nasceu roxo", disse.
Expoacre 2025: Sexta noite tem apresentações infantis e final do rodeio
Além disto, Naymara comentou que ficou com medo, já que, inicialmente, a criança não tinha chorado. Após fazer massagem para que o recém-nascido pudesse respirar e chorar, ela disse que o sentimento foi de alívio.
"Estava cheio de gente naquele momento. Mas assim que eles chegaram, pegaram o neném dos meus braços pois ele estava ligado ao cordão da mãe e levaram ela para maternidade. O mais importante foi vê-lo respirando ela bem. Não tem preço", finalizou.
Expoacre 2025 - Rio Branco/AC
Victor Lebre/g1
VÍDEOS: g1