Vereador de Nova Resende renuncia após acusações de assédio; MP apura seis denúncias
06/09/2025
(Foto: Reprodução) Vereador de Nova Resende renuncia ao cargo durante investigações de abuso sexual
O vereador Odair Braz de Azevedo (PL), de Nova Resende (MG), renunciou ao cargo nesta quinta-feira (4) após ser alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por quebra de decoro. Ele também é investigado pelo Ministério Público em acusações de assédio sexual.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
Segundo o MP, há pelo menos seis denúncias de assédio sexual contra o vereador. O órgão está colhendo depoimentos e analisando documentos. Novas testemunhas também devem ser ouvidas ao longo da investigação.
As acusações surgiram durante a CPI instaurada para investigar agressões verbais que teriam sido feitas por Odair contra servidoras da prefeitura. Ele, além de vereador, também é motorista da administração municipal. A secretária de Saúde e outras duas servidoras afirmaram ter sido alvo das agressões. No curso dos depoimentos, uma testemunha acrescentou a denúncia de abuso sexual.
Com a renúncia, a Câmara deve publicar decreto oficializando a saída do parlamentar. O presidente do Legislativo, Cláudio do Carmo Magalhães, informou que a CPI será encerrada.
Vereador de Nova Resende renuncia após acusações de assédio; MP apura seis denúncias
Reprodução EPTV
"A CPI agora foi parada. Ela vai ser cancelada porque o vereador apresentou a carta de renúncia", disse o presidente.
Segundo ele, a comissão já havia votado pela cassação do vereador, mas a renúncia interrompeu o processo. Questionado se a decisão de deixar o cargo pode ter sido uma estratégia para evitar a inelegibilidade, Cláudio afirmou que essa análise cabe à Justiça Eleitoral.
O suplente de Odair deve ser convocado para assumir a cadeira na Câmara.
Em nota, Odair Braz negou todas as acusações. Ele disse ser vítima de perseguição política e afirmou que a decisão de renunciar foi tomada junto à família.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas